O Trabalho com o Futebol

Atualizado: 31 de dez. de 2021

A Associação Águia Dourada. Futebol Do BEM atende hoje a aproximadamente 60 Meninos entre os 6 anos de idade e praticamente o limite dos 18 anos, e possui expectativa de junto com algum Clube investidor que trabalhe também no Social, de ampliar seu espaço e estrutura desportiva para que possa aumentar o atendimento a pelo menos o dobro ou o triplo de Menores atendidos, não só na Sede em Vila Velha/ES como em outros campos da grande Vitória/ES.

Atualmente, a Associação participa de Torneios não oficiais, tanto no Society, com relação aos Menores do Sub 7 até o Sub 13, e em campo profissional no caso do Sub 15 e Sub 17.

A Associação busca parceria para direcionamento exclusivo dos Menores participantes do Projeto que se destacarem como uma promessa para o Futebol, isto porquê, paralelamente ao trabalho Social que a Associação Futebol Do BEM faz, ao conduzir estes Meninos integrantes das Categorias Sub 7 a Sub 17, além do objetivo principal que é ajudar a transformá-los socialmente através do Esporte, existe um grande material humano se despontando como potencial de Jovens promessas, mas que não são aproveitados devido a histórica falta de incentivo no Futebol Capixaba, que não possui um trabalho de base sério.

O Presidente da Associação e outros Colaboradores possuem vasto conhecimento na área desportiva local, tendo acesso também a Jovens de outras regiões e partes do Estado da Bahia, porém, necessitando de espaço adequado para alojar estes Jovens.

Os Jovens Luan Pereira, zagueiro e volante, e Tauan Silva, atacante, ambos de 17 anos de idade, após passagens por outros clubes amadores, despontaram com Rogério Silva na Associação Águia Dourada. Futebol do Bem, e agora disputarão a Copinha São Paulo de 2022 por um Clube do interior paulista.

O interesse surgiu após um membro do Clube ver os vídeos dos Jovens atuando, já que a Associação Futebol do Bem filma e edita os jogos que disputa em Torneios regionais, justamente para ter o material em mídia dos Meninos que se destacam.

A expectativa da Associação Águia Dourada. Futebol Do BEM é de que, a partir de 2022, ano que inicia efetivamente como Associação com Estatuto registrado, visto que funcionava de forma informal por aproximadamente 15 anos, além das ações sociais de atendimento a Famílias em condição de vulnerabilidade econômica e social se intensificarem por causa das Doações oficiais que poderão ser recebidas, também o trabalho de retirar Crianças e Jovens das ruas e do submundo do Crime, Drogas, Prostituição e Abandono, possam se intensificar, podendo aumentar o número de atendidos, até mesmo pelos planos de ampliação do Projeto a outras cidades da grande Vitória/ES.

Outra expectativa será conseguir uma parceria com algum grande Clube de Futebol que possua também um viés social, para que, além de Doações para as ações sociais, possa investir na ampliação das dependências da Associação para atendimento a cada vez mais Jovens, inclusive no sistema de alojamento, para realização de um trabalho de valorização da base esportiva, inclusive com Jovens de outras regiões, e consequente retorno do investimento do Clube mediante exclusividade sobre as jovens promessas para o Futebol.